HISTÓRIA DA CÂMERA FOTOGRAFICA

4 mar

PINHOLE A PRIMEIRA CÂMERA FOTOGRAFICA.

 

Antes de darmos início à questão principal que é a produção de
imagens fotográficas por um processo alternativo, vamos fazer 

 uma pequena introdução, buscando entender o princípio básico 
      da fotografia que é a câmara (ou câmera) escura. 
 Quando falamos em câmara escura, estamos nos referindo a um 
  espaço interior, um compartimento fechado. Uma câmara escura 
  pode ser, por exemplo, um quarto fechado, uma caverna, 
    uma caixa ou mesmo o interior de uma lata. 
   A luz procedente de um objeto iluminado e que, através de uma 
     pequena abertura, penetra o interior de uma câmara escura, 
   reproduz lá dentro, em sua parede oposta à abertura, uma imagem 
invertida deste mesmo objeto. 
     1

211

CÂMERA ESCURA

O fenômeno da câmara escura talvez acompanhe o homem desde
os primórdios das cavernas. Na Grécia Antiga, Aristóteles já se
referia à câmara escura como instrumento de observação de
eclipses solares. Na Idade Média este fenômeno foi também
conhecido e estudado, mas só a partir do século XV os estudiosos
passaram a dar mais atenção a este fato mágico. Leonardo da Vinci,
gênio da pintura, foi também um sábio que se dedicou ao estudo de
diversas ciências. Examinou o fenômeno da câmara e demonstrou
as possibilidades no uso para o desenho, facilitando enormemente
a reprodução das imagens por esta produzida. Daí para frente a
tendência foi cada vez mais o aprimoramento da caixa. No sentido
de melhorar a qualidade e facilitar a visualização da imagem, no
lugar da pequena abertura foi colocada uma lente biconvexa. Foi um
grande salto que gerou o desafio da invenção da fotografia. 

3
FOTOGRAFIA PINHOLE

Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia
sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais.
Sua câmera artesanal pode ser construída  facilmente
utilizando-se materiais simples e de poucos elementos.
O nome  inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido
como “buraco de agulha”
por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes,
tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona
como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva.
Também conhecida como câmera estenopeica,
a  pinhole é basicamente um compartimento todo fechado
onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura
com (normalmente um) pequeno orifício.4 

CONSTRUÇÃO DA CÂMERA PINHOLE

Para se fazer uma Pinhole é muito fácil; basta termos à mão o
material necessário, que pode ser desde uma simples caixa de
sapatos, latinha de leite em pó ou algo semelhante (desde que tenha
tampa) como uma caixa de madeira um pouco mais elaborada. O
primeiro passo é transformar esta caixa numa câmara escura. Para
isso é necessário escolhermos uma caixa com uma tampa que vede
bem o interior da mesma. Com tinta preto-fosco pintamos o interior
da câmara, inclusive a tampa. Podemos também utilizar um papel
cartão preto para forrar a câmara, ao invés da tinta. O importante é
mantermos a câmara realmente escura. Depois, com o auxílio de uma
agulha, furamos um pequeno buraco em uma das laterais da
caixa/câmera. Em alguns casos, onde a dureza do material usado
para câmera não permite um furo perfeito (que é fundamental),
devemos então fazer um buraco maior e colar sobre ele um pedaço
de papel alumínio ou um retalho de latinha de cerveja e neste sim,
fazermos o furinho de agulha. Isto irá facilitar e melhorar o trabalho.

5

6

É importante observarmos que o tamanho do furo deve ser o menor
possível, com um diâmetro que não ultrapasse o da ponta da agulha.
Isto é relevante em termos de definição focal e nitidez na imagem
gerada pela Pinhole. Devemos entender que uma imagem desfocada
é conseqüência de um furo muito grande.
Um furo grande quer dizer; em relação ao tamanho da câmera
Pinhole. Quanto menor a câmera, menor deve se o furo.
Chamamos de plano focal a distância ideal onde a imagem
é projetada com o melhor foco.

7

 

Existem fórmulas matemáticas que nos dão a medida exata do
diâmetro do furo e (ou) a distância correta do plano focal, para assim

obtermos uma imagem bem definida. Estas informações complementares
podem ser conseguidas em outros sites
O segundo passo será o de verificarmos que não exista nenhum
outro ponto por onde a luminosidade externa possa entrar além do
orifício já feito. Este por sua vez deverá ser vedado pelo lado de fora
da Pinhole com um pedacinho de fita isolante preta, que servirá
como o dispositivo de controle da entrada de luz no interior da
câmera. Temos assim uma câmera fotográfica Pinhole pronta para o
uso. Basicamente, a câmera é feita assim. Podemos, à medida em
que vamos experimentando, aperfeiçoar um pouco mais e adaptar a
Pinhole ao nosso modo e conforme a meta que pretendemos atingir.

8

TAMANHOS E FORMATOS PINHOLE

O tamanho e o formato das imagens que a câmera produz depende,
 quase sempre, do tamanho e formato  usados para construí-la. Como
foi dito anteriormente, podemos fazer e usar câmeras Pinhole de
todo tipo e tamanho. E conseguirmos os mais diversos efeitos. Se
 por exemplo, a idéia é obter fotografias com efeitos distorcidos, tipo
grande angular, podemos usar uma lata redonda para ser a câmera
  ou então colocarmos o material sensível à luz (papel fotográfico ou
  filme) curvado lá dentro. Se fizermos ao invés de um, dois ou mais
  furos na câmera, teremos imagens sobrepostas e duplicadas. Dupla
   exposição também provoca sobreposição de imagens. Esses e
    outros efeitos podem ser conseguidos e explorados, dependendo
    tão somente da engenhosidade e criatividade de cada um.

9ALGUNS MODELOS DE CÂMERAS PINHOLE10CÂMERAS PINHOLE DE PEQUENOS FORMATOS

 11

CÂMERA PINHOLE ESTEREOSCÓPICA C/ DOIS
FUROS PRODUZ IMAGENS DUPLAS COM EFEITOS ÓTICOS 3D
12CÂMERA DE MADEIRA COM VARIAÇÕES DO PLANO E DISTÂNCIA FOCAL. ESTE TIPO DE CÂMERA
PERMITE CRIAR IMAGENS COM OPÇÕES DE DISTÂNCIAMENTO ENTRE O FILME E O FURO, 

VARIANDO O TAMANHO E A COMPOSIÇÃO DO OBJETO FOTOGRAFADO. 13CÂMERA 360 GRAUS COM VÁRIOS FUROS EM VOLTA DA LATA QUE PERMITE O
REGISTRO DE IMAGENS DIVERSAS POR TODOS LADOS. O RESULTADO
PODE SER AINDA MAIS SURPREENDENTE.
14
CÂMERA PINHOLE PARA FILMES 35mm. A GRANDE VANTAGEM DESTE MODELO É PERMITIR VÁRIAS
TOMADAS DE UMA SÓ VEZ, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE SE FAZER CÓPIAS AMPLIADAS.

================================
O TAMANHO, O FORMATO E MAIS UMA SÉRIE DE DETALHES DE UMA PINHOLE SÃO COISAS
QUE  CADA UM DEVE DESCOBRIR E ADEQUAR A SEU GOSTO. O DESENVOLVIMENTO
E (EM CONSEQUÊNCIA) A QUALIDADE DAS FOTOGRAFIAS IRÃO SURGINDO CONFORME
O ENVOLVIMENTO DA PESSOA COM O PROCESSO. 

COMO MANIPULAR E FOROGRAFAR A PINHOLE

Usar a câmera Pinhole é muito simples. Primeiramente precisamos
lembrar que o material usado dentro da câmera (o filme que
originará o negativo) requer certos cuidados na hora do manuseio.
Devemos lembrar que este material é sensível à luz; portanto, o
carregamento da câmera deve ser feito em um local seguro, que
evite a velação do papel/filme. Em princípio, podemos usar na
Pinhole qualquer tipo de filme ou papel fotográfico para
registrarmos uma imagem. Mas normalmente e para termos total
controle do processo, usamos na produção do negativo, o papel
fotográfico para P&B ou filmes ortocromáticos de artes gráficas
(fotolito) com baixa sensibilidade, semelhante ao papel. A vantagem
de se usar este material é a de termos a possibilidade de
manuseá-lo com segurança, podendo ver o que estamos fazendo
sob uma luz vermelha, que não danifica o filme. Assim, para
carregarmos a Pinhole com papel/filme, basta fixá-lo na parede
interna da câmera, centralizando-o frente ao orifício e tampar a caixa. 

 15

 

16

17

Para se fotografar com esta câmera é necessário uma exposição
prolongada. No momento da tomada da foto, a câmera deve estar
apoiada sob uma base firme, evitando como resultado uma imagem
tremida. É preciso praticar várias vezes alternando para mais ou
para menos a exposição e tomando sempre o cuidado de anotar os
tempos, para se chegar a um resultado satisfatório.  
18Uma dica: Quanto maior a câmera, ou melhor, quanto maior a
distância do furo ao filme/papel, maior deve ser o tempo de
exposição. Este tempo de está também relacionado à quantidade de
luz da cena que queremos fotografar. Não espere conseguir
imagens noturnas com apenas alguns minutos de exposição. A luz
tem um papel fundamental. A composição de uma fotografia e seu
enquadramento também depende de experiências previamente
realizadas, pois a Pinhole não possui um visor. Esta talvez seja uma
de suas características principais; vale o elemento surpresa.
=================================
19

PINHOLE EM CÂMERAS FOTOGRÁFICAS CONVÊNCIONAIS

20

Podemos transformar uma câmera fotográfica comum, numa
câmera pinhole. Basta que esta câmera tenha um controle de
tempo que nos possibilite uma exposição prolongada (tempos B
ou T no botão do  obturador). Câmeras em que podemos deixar a
luz incidir sobre o filme pelo tempo que quizermos. Como sabemos,
para se fotografar com uma pinhole é preciso de tempo às vezes
longos, às vezes nem tanto. Depende da quantidadede luz sobre
a cena que desejamos fotografar. A transformação não exige grandes
adaptações  e nem prejudica o equipamento – é simples. O material 

necessário é somente papel cartão preto (tipo fotoplus), tesoura,
lápis ou compasso, agulha e fita adesiva. Podemos construir uma
pinhole para uma câmera com ou sem objetiva. Existem diferenças.
Com objetiva (lente) – Quando vamos fazer uma câmera pinhole usando
 suas próprias lentes, na verdade estamos apenas criando um novo e
 menor diafragma, tendo assim uma maior profundidade de campo, ou
seja, dando condições para que toda a cena esteja em foco, do
primeiro até o último plano. Para este tipo, nós precisamos recortar no
 papel cartão um círculo que tenha o mesmo diâmetro da objetiva. Tire
 as medidas pelo compasso e fure o centro do círculo. O tamanho do
 furo não precisa necessariamente ser minúsculo, considerando o fato
 da câmera já possuir a lente que corrige o foco. O círculo de papel
 cartão deve ser fixado em frente a lente, como um filtro. Está pronta
para usarmos.21Sem objetiva – A pinhole para uma câmera sem objetiva é autentica,
pois sua imagem será gerada sem uma lente de correção. É uma
verdadeira pinhole com recursos de uma câmera convencional. Para
esta, usaremos o mesmo processo de confecção da primeira, com o
detalhe para o círculo de papel que deve ser feito com mais cuidado. O
furo deve ser feito com a ponta de uma agulha fina. Observaremos se o
buraco não apresenta rebarbas de fibras, que podem comprometer a
qualidade da imagem. A seguir, tiramos a objetiva da câmera e em seu
lugar fixamos o círculo de papel cartão. Devemos vedar bem ao
fixarmos nosso pinhole, evitando que a luz entre por outros lugares
senão o pequeno orifício. Está pronta! 22    
Nos dois casos apresentados, a maneira de se fotografar é a mesma. A
câmera deve estar com o obturador regulado em tempo B ou T. A
exposição exige um tempo que, mesmo sendo pequeno, precisa que a
câmera esteja bem apoiada para evitar uma imagem tremida ou
borrada. Neste tipo de experiência estamos somando a técnica da
pinhole com a de um equipamento convêncional. O resultado é uma
fotografia tipicamente pinhole com recursos que nos possibilita, por
exemplo; enquadrar e compor previamente a cena a ser fotografada,
fazer uma leitura da luz para uma correta exposição (no caso de
equipamento com fotômetro), registro da imagem em um suporte
ampliável (que é o próprio filme da câmera) e mais uma série de
outros recursos que favorecem e facilitam o trabalho do fotógrafo.

REVELAÇÃO E CÓPIA DA FOTOGRAFIA PINHOLE23

Para se fazer a revelação e cópia das fotos da câmera Pinhole o  processo é o mesmo 
da fotografia convencional. Mas, ainda de uma maneira alternativa, podemos 
improvisar um laboratório; um espaço apropriado com uma luz 
  vermelha e não mais que três banheiras para químicos.
O banheiro é um ótimo local!
Os químicos necessários na revelação são: 
REVELADOR, STOP E FIXADOR
* Revelador – faz com que a imagem apareça. 
Tempo de revelação: de 1`30“a 2`.
  * Stop – serve para interromper a ação do revelador.
 Tempo de interrupção: 30“.
* Fixador – elimina o resto da prata que não foi exposta à luz, fixando 
a imagem permanentemente no papel ou filme.
 Tempo de fixação: 5` novo ou 7` se já for usado.24
A seguir, a foto deve ser lavada em água corrente por um tempo
mínimo de 5 minutos. Neste momento já é possível ver a imagem
na luz branca. Numa seção de laboratório só se reaproveita o fixador.
Este pode ser novamente usado desde que não esteja muito amarelo,
que é um sinal de cansaço. Os outros químicos (revelador e stop), devem
ser descartados. Os produtos de revelação são facilmente encontrados
em lojas do ramo fotográfico. O revelador mais comum é o da Kodak,
DEKTOL; vem em embalagem com instruções de preparo e uso.
(Pode-se usar reveladores de outras marcas; a diferença está no preparo.)
O stop é na verdade uma solução feita com ácido acético na
proporção de 10 ml. para 1 litro de água. O fixador, que também
pode ser Kodak, vem em embalagem com instrução de preparo e uso.
Outra dica é: Mantenha os químicos prontos em vasilhames
escuros e tampados, principalmente o revelador que tem a
capacidade de se oxidar muito rapidamente na ação da luz e do ar,
perdendo assim o seu efeito.

COPIANDO NEGATIVOS

As cópias em positivo são conseguidas por contato, isto é, colocamos
face a face a imagem em negativo com o papel fotográfico virgem e
sobre eles uma lâmina de vidro. Depois expomos este “sanduíche” à luz
por alguns segundos. Para conseguirmos uma boa cópia, precisamos
antes fazer um teste com tempos variados de exposição.
Este teste é na verdade uma escala de tempos dobrados de exposições.
Para se conseguir esta escala, basta expormos (por exemplo) a cada 2
segundos uma faixa deste “sanduíche”; assim encontraremos uma
faixa com a exposição ideal.O processo de cópias pode ser feito
usando a fonte de luz do ampliador ou, no caso alternativo,
com uma lâmpada leitosa de 60w acesa sobre o “sanduíche”
a uma distância mínima de um metro e meio.



26

A técnica da fotografia pinhole é de uma certa maneira empírica.
Depende de experiências e tentativas, observando e anotando
 sempre os erros e acertos. Mais que teorias, para se fazer boas fotos
é preciso vontade e prática!
27

MATERIAIS

 

- Papel fotográfico P&B (qualquer marca) ou
filme para artes gráficas
(os mais comuns são o Kodalit/Kodak ou IBF) 
- Materiais para a construção da câmera
Caixas de papelão, madeira ou lata, com tampa
Tinta spray preto-fosco ou papel preto
Fita isolante preta
Estilete de ponta fina ou agulha 
- Materiais de laboratório
03 banheiras de plástico
03 pinças (uma para cada banho)
03 frascos escuros para guardar os químicos
Lâmpada de segurança vermelha de 20w
Ampliador ou lâmpada de 60w 

- Produtos químicos
Revelador de papel Dektol/Kodak (envelope p/ 1 litro) ou similar
Ácido acético (na proporção de 10ml. p/ 1 litro de água)
Fixador Kodak F1 (envelope p/ 1 litro) ou similar

* Os produtos químicos e os materiais de laboratório são facilmente
     encontrados em casas de comércio fotográfico para profissionais.28

 

VISOR PINHOLE COM CONTROLE DE ENQUADRAMENTO E ZOOM

Partindo da idéia da câmera Pinhole, podemos construir um aparato muito
interessante. Trata-se de uma câmara escura com um visor interno
que nos permite encontrar o foco ideal e  alterar a imagem projetada
    em seu enquadramento, como uma tele objetiva zoom.
  Este tipo de câmara não é feita para se fotografar; sua finalidade é a
  de nos possibilitar uma visão da imagem produzida lá dentro. É um
  visor inteligente e divertido que pode ser usado, por exemplo, para
    vermos um eclipse solar; em brincadeiras que desenvolvem a
  coordenação e a percepção visual. É uma excelente atividade para
  ser desenvolvida em escolas, onde os alunos terão a oportunidade
  de entender a origem da fotografia e sobre este fenômeno ótico que
    há séculos vem encantando o homem.

CONSTRUÇÃO DO VISOR

 29

301 – Conforme a ilustração, começamos com o papel cartão que deve
 ser cortado segundo as medidas, dobrado e colado em forma de
  uma caixa. Neste formato devemos fazer duas caixas, sendo uma
  ligeiramente menor que a outra (elas trabalharão por encaixe, como
    uma gaveta). Esta por sua vez seguirá o mesmo esquema de
    construção da outra, tendo apenas como diferença a tampa de
   fundo que deve ser feita com o papel vegetal e ser um pouco mais
   comprida. Procure manter uma diferença mais ou menos precisa
    entre as duas caixas, possibilitando um encaixe sem folgas.
  2 – Depois de prontas as caixas, pegamos a primeira, que é a externa
    e nela faremos o furinho (semelhante ao esquema da pinhole) no
centro da tampa. Faça um pequeno furo centralizado na tampa
      de fundo da primeira caixa.
3 – A seguir,  encaixamos a menor (com tampa de fundo em papel
     vegetal) dentro da maior, como uma gaveta.

 31

25

4 – Verificamos o movimento de vai e vem do sistema de encaixe
(que tem a função do zoom, afastando e aproximando a imagem).

Não devemos deixar folgas entre as caixas para assim evitarmos a
         entrada de luz.
5 – Neste ponto já podemos testá-lo. Basta procuramos um lugar
com uma cena bem iluminada pelo sol. Pelo visor deveremos
 enxergar a imagem invertida projetada sob o papel vegetal. A
 imagem às vezes demora um pouco até que possamos vê-la com
  clareza. O nosso olho precisa de um tempo para se acostumar na
    escuridão. Aos poucos a imagem vai chegando e já podemos vê-la.
Movimentando a parte externa do visor iremos perceber a aproximação ou
    o distanciamento da cena como numa câmera com objetiva zoom.

32

Uma outra opção, ainda mais fácil, é a construção da câmara na forma tubular.33

* Como opção, para melhor entendermos o funcionamento deste
aparelho  e também  como é a  formação da imagem latente numa

   câmera fotográfica, podemos subistituir o pequeno furo por uma
   lente bi-convexa. Isto nos dará uma imagem bem mais clara sem
  precisarmos de muito esforço para vê-la. Contudo, o nosso visor
   deixará de ser um zoom, se transformando num visor de foco.
      Material necessário para a construção da câmara:
         – Papel cartão preto (tipo Color Set)
      – Papel vegetal ou poliester
- Cola
- Tesoura
        – *Lente bi-convexa (opcional)

IMAGENS E EXEMPLOS
 

34NEGATIVO EM FILME T-MAX 100 (FORMATO 120) – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 20″

35NEGATIVO EM PAPEL FOTOGRÁFICO – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 1′ e 40″36NEGATIVO EM FILME PLANO ILFORD 400 – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 8 HORAS 37NEGATIVO EM FILME PLANO ILFORD 400 – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 5″38IMAGEM DE NEGATIVO DE PAPEL – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 1′ 391NEGATIVO EM FILME PLUS-X 125 (FORMATO 120) – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 8″ 40NEGATIVO EM FILME PLANO ILFORD 400 – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 10″ 41NEGATIVO EM FILME PLANO ILFORD 400 – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 5″ 42NEGATIVO EM FILME DE ARTES GRÁFICAS (KODALIT) – TEMPO DE EXPOSIÇÃO = 1′ e 10″

 

About these ads

11 Respostas to “HISTÓRIA DA CÂMERA FOTOGRAFICA”

  1. wanderson lima 08/27/2009 at 8:23 #

    Olá Diego, gostei muito das expicações , realmente muito claras e objetivas a respeito da Pin Hole, sou professor de artes na rede publica em Belo Horizonte – MG e gosto de fazer experimentações de processos e técnicas artisticas e realmente estou interessado em conhecer o processo de fotografia e experimentação da pin hole.
    gostaria de pedir a autorização de utilizar de seu artigo de elaboração – explicação da camera escura e visualizador, como aoio teórico base para realização das atividade experimentais …
    não sou fotografo. sou artista plastico, portanto nao entendo nada de fotografia, mas gostaria de experimentar a técnica junto com meus alunos, tenho um tio que é fotografo e vou pedir algumas dicas e talves ele tenha até oo material (para revelação) a me disponibilizar.
    aguardo contato .
    novamente parabenizo pela elaboração do blog.

    wanderson81@hotmail.com

  2. simone 09/27/2009 at 11:27 #

    Adorei o post, muito bem explicadinho…
    mas tem um problema me complicando bastante, não sei onde comprar o papel fotográfico aqui na minha cidade…
    será que você pode me dar alguma dica?

  3. Alexandre Trindade 06/18/2010 at 10:55 #

    Parabéns Diego, o blogue esta bem estruturado.
    Agora gostava de pedir permissão para utilizar as imagens que ilustram a realização da pinhole num blog que estou a construir.
    Aguardo resposta.
    Deixo aqui o meu email: alex_trind@hotmail.com
    Cumprimentos

    Alexandre Trindade

  4. Miillena samiira 03/24/2011 at 22:42 #

    Oi meu nome e millena samira, sou professora de quimica, e adorei a explicação detalhada sobre a evolução ..
    inclusive coloquei os meus alunos, de 8 série para pesquisar sobre a câmera e seus conceitos…!
    bjs …!!!!

  5. joao ricardo 05/25/2011 at 9:33 #

    e muito legal. hoje em dia é tudo mais facil

  6. andrea 11/25/2011 at 8:27 #

    Olá,bom dia ! Faço faculdade de Radiologia, tenho um trabalho tema livre e vou falar sobre a Camera fotografica e a sua evolução, fiz uma visita ao PQ. Cientec, fiz esta experiência da fotografia feita com uma lata; tenho a foto mas não tenho a foto da lata de onde consegui me fotografar, sera que vc teria uma imagem mais nitida e completa, para me enviar.Parabéns e desde ja muito obrigada.

    • diegopaganini 01/01/2012 at 10:44 #

      DESCULPA NAO TER RESPONDIDO ANTES POIS ADICIONEI ESSE SEU EMAIL NO MEU MSN PARA PODER RESPONDER E ACHO Q VC NAO ACEITOU.. MAS AS IMAGENS QUE TENHO SÃO ESSAS MESMA…. FELIZ ANO NOVO TUDO DE BOM…

      • tamara 08/14/2012 at 17:03 #

        e muito importante sabermos diso e termos pesssoas asimm bjs

  7. Adrienne Baumann Sell 03/06/2012 at 13:19 #

    Olá, gostaria de lhe fazer umas perguntas. Pf me add no msn:adrienne.baumannsell@gmail.com

  8. pamella 05/16/2013 at 15:50 #

    a pessoa que inventou a camera fotografica e muito inteligente e muito esperto e como vio!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: